30 de dezembro de 2011

Alimentação pós-festas.O que fazer para não brigar com a balança?


É comum nessa época do ano as pessoas exagerarem na ceia de Natal e na virada do ano. Sabemos que resistir ao belíssimo peru e as taças de espumante, é bem difícil. A preocupação com a dieta e os efeitos do exagero logo aparecem. Mas será que temos como diminuir esses prejuízos causados pelo desequílibrio na alimentação após as festas?
A mesa da ceia muito bem servida e com fartura todos gostamos de ver, mas alí existem vilões como o sal, a gordura, principalmente a saturada, e o açúcar, que no dia seguinte já demostram os seus efeitos danosos. É comum acordarmos com cansaço, desconforto abdominal e gases. Para aqueles que passaram das duas taças de espumante os efeitos ainda podem ser maiores, como dores de cabeça e inchaço.
Esses efeitos para quem passou do ponto, são produzidos pelo acúmuo de toxinas, substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós período de festas para eliminar essas substâncias e previnir o temido ganho de peso.
Na semana seguinte as festas, de preferência a chás e sucos para ajudar a eliminar essas  toxinas. As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhados são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas, como já sabemos, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos (nutrientes com propriedades específicas) que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.
Mantenha-se longe de frituras, carne vermelha, leite e derivados e o glúten pelo menos por um dia. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.
Além dessa alimentação mais balanceada e rica em nutrientes, algumas atitudes podem potencializar a eliminação dessas toxinas, confira:
* Consuma mais água. Além dos chás e sucos já sugeridos, tente manter a ingestão de água em no mínimo, 1,5 litros durante todo o dia. Uma dica importante é carregar na sua bolsa uma garrafinha térmica para ter água sempre a mão, assim você ajuda o seu corpo a eliminar essas substâncias mais rápido, além de manter o seu organismo bem hidratado.
* Invista nos sucos com folhas. Uma ótima opção são os sucos com couve, folha rica em clorofila, substância que ajuda o fígado no processo de detoxificação, ou seja, manda aquela toxinas acumuladas embora.
* Corte refrigerante e as bebidas alcóolicas. Essas bebibdas contém corantes e outras substâncias artificiais que prejudicam o processo de limpeza do seu organismo, mesmo as diets, lights, etc.
* Deixe o café para três dias depois da ceia. A cafeína prejudica o processoa de detoxificação. E pode diminuir o sono, contribuindo para o aumento de toxinas no seu organismo.
Essas são atitudes fáceis de tomar para manter o seu corpo mais equilibrado, sendo mais fácil voltar para a sua dieta, não correndo o risco de abandoná-la após o período de festas. Com essas simples atitudes o seu corpo já mostrará resultados na pele, no pique e no peso. Assim, você não irá correr o risco de começar um novo ano em briga com a balança. Mas, se você exagerou e os efeitos indesejados são maiores, procure um Nutricionista para um acompanhamento individual e especializado.
Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiana de Oliveira Rocha - CRN4 10100062 -

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.