7 de dezembro de 2011

Bom Dia/RJ Saúde do Idoso: saiba onde fazer o teste de HIV

A fragilidade do sistema imunológico em pessoas com mais de 60 anos dificulta o diagnóstico de infecção por HIV, vírus causador da Aids. Isso ocorre porque, com o envelhecimento, algumas doenças tornam-se comuns e os sintomas da Aids podem ser confundidos com os de outras infecções.
Quanto antes começar o tratamento correto, mais o soropositivo ganha em qualidade de vida. Por isso, recomenda-se fazer o teste. É rápido, seguro e pode ser feito em qualquer unidade pública de saúde.
A Secretaria municipal de Saúde realiza testes de HIV em 18 unidades de saúde (entre centros de testagem e aconselhamento e polos específicos), que podem gerar o diagnóstico no mesmo dia, dependendo da demanda.
Tanto a pessoa idosa quanto os profissionais da saúde tendem a não pensar na Aids e, muitas vezes, negligenciam a doença nessa faixa etária. O diagnóstico tardio permite o aparecimento de infecções cada vez mais graves e compromete a saúde mental, podendo causar até demência.
O Ministério da Saúde elaborou um ranking da taxa de incidência de Aids entre 1998 e 2010. Entre as 100 cidades com mais de 50 mil habitantes com maior taxa de incidência, 12 estão no estado do Rio de Janeiro. Além disso, o Ministério também divulgou dados de incidência de Aids por idade no Brasil e as taxas em idosos subiram.
Serviço:
Secretaria municipal de Saúde
O município conta atualmente com 28 unidades de saúde específicas para atender pacientes soropositivos, disponibilizando medicamentos antirretrovirais para aproximadamente 21 mil pessoas. Para saber a unidade mais próxima de sua casa, basta ligar para o telefone 1746 da prefeitura.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde ressalta que qualquer cidadão pode ligar para o Disque-Saúde. O número é 136 e a ligação é gratuita. O sistema está disponível 24 horas por dia, de segunda a domingo.
Pela Vidda
Para ter acesso às atividades do grupo, o paciente deve frequentar as chamadas "Reuniões de Recepção", que acolhem as pessoas que procuram o grupo pela Vidda-RJ pela primeira vez. As informações podem ser obtidas no site oficial do grupo Pela Vidda.
Assista, na íntegra a reportagem no site abaixo!
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/12/bdrj-saude-do-idoso-saiba-onde-fazer-o-teste-de-hiv.html

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.