30 de dezembro de 2011

Confira dicas para uma ceia sem perigo durante as festas de Ano Novo



• Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos, comer e depois de usar o banheiro
• Utilize água potável ou trate-a para que se torne segura. A fervura, a lavagem e a filtração são procedimentos importantes para inativar os micróbios.
• Não misture alimentos diferentes, como carnes e verduras, em cima da pia
• Não use a mesma faca durante a preparação de diferentes alimentos
• Lave bem frutas e verduras com água potável antes de consumi-las
• Não utilize produtos com prazo de validade vencido
• Cozinhe, asse ou frite muito bem os alimentos a serem consumidos. Sempre aqueça as sobras antes de ingeri-las
• Guarde os alimentos já preparados dentro da geladeira
• Não consuma alimentos de origem desconhecida, principalmente ovos, carnes, mel e leite que podem transmitir diversas doenças
• Lave bem as latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão.


Entretanto, alimentos armazenados ou preparados sem o cuidado necessário podem ser fontes de doenças, e, para evitá-las é preciso alguns cuidados. Ao ingerir alimentos contaminados por vírus, bactérias, fungos e outros, a pessoa pode adquirir uma intoxicação alimentar que causa dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, dor de cabeça, cansaço, desidratação e febre. O problema pode permanecer incubado no organismo humano por até alguns dias, dependendo do agente causador e do período em que foi consumido.

O consumidor deve prestar atenção em ponto simples, mas que podem fazer uma grande diferença, como armazenar alimentos quentes abaixo da temperatura de 65°C, preparar alimentos cedo demais e armazenar dentro da zona de perigo (entre 7° e 60°), esfriamento demasiadamente lento dos produtos, antes da refrigeração, não reaquecer os alimentos à temperatura correta, para destruir as bactérias causadoras da intoxicação alimentar, cozimento insuficiente dos alimentos, principalmente a carne suína, pescado, etc, fazer o descongelamento de carnes congeladas por tempo insuficiente e de maneira errada, proporcionar a contaminação cruzadas entre alimentos crus e cozidos, durante as fases de preparação e armazenamento, permitir que pessoas infectadas manipulem os alimentos, limpeza inadequada de equipamentos de processamento e preparação, principalmente os utilizados para alimentos processados a quente entre outros.

A pessoa que irá manipular os alimentos também deve tomar muito cuidado como, por exemplo, manter as mão sempre limpas e ter os equipamentos como fogões, exaustores, freezers, refrigeradores e utensílios funcionando adequadamente. Todos devem ser lavados com água e detergente para retirar toda sujeira e logo após devem ser desinfetados.

Cuidados com alimentos feitos com ovos devem ser redobrados, pois o ovo é transmissor da Salmonella, bactéria responsável por infecções alimentares. Por isso é importante que a população não consuma ovos crus ou mal cozidos e pratos realizados à base de claras e gemas cruas, como saladas com maionese, bolos, tortas, mousses e sorvetes.

Armazenar alimentos de alto risco em temperatura ambiente é a principal razão para a intoxicação alimentar. Cuidados simples podem evitar muitos problemas. A prevenção é essencial para que suas festas possam ser tranqüilas e alegres.

As principais doenças transmitidas por bactérias

• A salmonela é comum em ovos, carne de aves, peixe, leite e derivados. Os sintomas da salmonelose são vômito, dor de cabeça, diarréia, dor abdominal e febre. O período de incubação é de 8 a 72 horas. É melhor evitar receitas com ovos crus ou parcialmente cozidos.

• A toxina do botulismo do lactente é comum em conservas e enlatados. Os sintomas do botulismo são cansaço, fadiga, dor de cabeça, vertigem. Ataca o sistema nervoso, paralisando as vias respiratórias. O período de incubação é de 4 a 36 horas. A temperatura de refrigeração dos alimentos deve ser de 4 graus e a de congelamento é de -17 graus.

• O Staphylococcus aureus é comum em carnes, aves, presunto, leite,queijo, atum, batatas e saladas de batatas, cremes, chantili e tortas. Os sintomas são vômito, náusea, dor de cabeça e raramente diarréia. O período de incubação é de 30 minutos a 2 horas. Carnes cruas contém bactérias, por isso não devem entrar em contato com outros alimentos.

• A Escherichia coli 0157:H7 é comum em todo tipo de alimento, principalmente hambúrguer malpassado. Os sintomas são diarréia, presença de pus e sangue nas fezes. Pode causar falência renal. O período de incubação é de 12 a 72 horas. A faca usada para cortar carnes cruas não deve ser utilizada em outros alimentos.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.