24 de julho de 2012

Lei assegura mais garantias para enfermagem



A enfermagem do Rio conta com mais garantias para o exercício da profissão. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta sexta-feira (20/07) a Lei 6.296/12, de autoria da deputada Enfermeira Rejane. A proposta traz, em nove artigos e um anexo, regras como a obrigatoriedade da designação de espaço adequado para o repouso da enfermagem nas unidades de saúde localizadas no estado do Rio; a proibição de plantões superiores a 24 horas ininterruptas, e a normatização, de forma clara e objetiva, da aplicação de medidas mínimas exigíveis para a melhoria das condições de saúde ocupacional dos profissionais da enfermagem, por meio do desenvolvimento de uma cultura de promoção da saúde no trabalho.
Pela lei - compromisso de campanha da deputada que, como a maioria da categoria, já vivenciou essa situação de discriminação e descaso - os profissionais deverão ter acesso a dispositivos de proteção adequados, tais como óculos de proteção, aventais impermeáveis, luvas, toucas e máscaras; imunização contra agentes biológicos e demais doenças evitáveis por vacinação, e hemograma completo, anual, para os profissionais que atuem em procedimentos cirúrgicos, radiodiagnósticos, radioterapêuticos e no preparo de quimioterapia.
“Esse projeto dará uma condição melhor de trabalho para a categoria. Já vi profissionais dobrando 72 horas. Não há quem  aguente uma rotina como esta. A enfermagem deve receber o mesmo tipo de tratamento dos demais profissionais da área de saúde. Suas escalas diárias de trabalho devem ser elaboradas de forma que permitam pausas compensatórias em ambiente específico, amplo, arejado e provido de mobiliário, sem a dobra obrigatória de plantão acima de 24 horas ininterruptas. Com as medidas propostas, todos saem ganhando: o profissional que passa a ser valorizado e a população que contará com um melhor atendimento”, afirma a deputada.
Foto: http://www.enfermeirarejane.com.br/galerias/5

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.