18 de abril de 2013

Luis Fernando Veríssimo: estou, literalmente, vacinado contra a gripe





“Tudo começou com um pequeno mal-estar, que eu pensei ser apenas um resfriado. Aí eu viajei e piorei, e só me dei conta da gravidade da situação quando eu acordei na UTI do hospital. Foi aí que eu descobri que gripe é uma doença séria e pode matar”, conta o escritor Luis Fernando Veríssimo, 76 anos, que protagoniza a campanha de vacinação contra a gripe deste ano, no Rio Grande do Sul. Em novembro de 2012 Veríssimo foi internado com uma infecção causada pelo vírus.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito de pessoas mais vulneráveis, como os idosos.


De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com 60 anos ou mais devem se vacinar contra gripe. Além deles, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas terão o acesso ampliado à vacina, em todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). “Hoje eu estou, literalmente, vacinado”, destaca Veríssimo.

O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o país, gratuitamente, e o seu uso no início do aparecimento dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos. Ao apresentar os sinais de gripe, procure atendimento. O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do SUS como particulares, com a dispensação, sem custos, garantida pela rede pública.

Vacine- se - A campanha para vacinação contra gripe será realizada entre os dias 15 e 26 de abril, com o “dia D” da vacinação marcado para o dia 20. A doença acontece durante todo o ano. Entretanto é durante o inverno que sua transmissão é acelerada. “A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis. Além da vacina, medidas como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes de gripe e proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis podem reduzir os riscos de contrair a doença”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Segurança – O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Durante o período da campanha, pretende-se distribuir cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.