31 de maio de 2013

ISO 14001. Por que eu tenho que saber disso?


ISO 140



Estamos hoje passando por uma época de globalização total, as organizações de alguma maneira tem um contato internacional, seja por matéria-prima, produto, peça, serviço, marketing, tecnologia, entre outros.

Esse momento possibilitou um crescimento, valorização e aperfeiçoamento do mundo empresarial brasileiro. Novas tecnologias, inovações e padrões sistemáticos foram aplicados em vários segmentos, e o mercado busca acompanhar esse desenvolvimento.

Entre eles, encontramos a NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. Uma norma voluntária e aplicável a toda a empresa e requer que seus fornecedores sejam certificados e que todos da organização tenham o conhecimento de sua aplicação.

A norma traz grandes benefícios para o desempenho da empresa, possibilitando o cumprimento das legislações ambientais vigentes, muitas vezes a empresa está passando por um período de fiscalização e recebe notificação para corrigir uma não conformidade e a norma traz a possibilidade do cumprimento legal desses requisitos. Juntamente com a implantação, no momento de execução do escopo, os colaboradores são totalmente envolvidos em cada processo.

É um momento valioso, pois é possível trabalhar com a educação ambiental de forma efetiva, não sendo uma imposição, mas um momento de gestão de mudança dentro da organização. O fato de que todos precisam estar envolvidos auxilia no comprometimento que cada um tem sua parcela de responsabilidade em desenvolver da melhor maneira sustentável possível, pois o acompanhamento por um auditor interno é constante, isso ajuda no monitoramento da execução das tarefas e na conscientização dos colaboradores.

Esse acompanhamento também possibilita os processos passarem por melhorias contínuas, ou seja, o sistema não se perpetuará, a renovação, treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores serão constantes. O gestor terá grande facilidade em trabalhar várias questões práticas como, meio ambiente, qualidade, saúde e segurança no trabalho.

É importante demonstrar ao seu colaborador a importância que cada um tem em seu processo e o comprometimento em fazer parte da melhoria contínua para crescimento da empresa, da qualidade do produto, equipe e seu próprio crescimento pessoal e profissional.

Não deixe nenhum de fora, pois o simples cafezinho tem sua parcela de contribuição no dia a dia de uma organização sadia, competente e unida.

Todo esse esforço precisa estar concentrado em um objetivo ambiental para alcançar um ótimo desempenho que venha trazer resultados a todos os envolvidos – até ao elogio do cafezinho – o retorno é muito importante para a motivação e entusiasmo da equipe, por isso o envolvimento é de suma importância para alcançar tal resultado.

O processo de auditoria interna deve ser um momento de comunicação para a correção das possíveis não conformidades, e não se transformar em uma inspeção taxativa e imposta. Ganhar a confiança dos colaboradores é fazer com que eles contribuam de forma efetiva, natural e transparente no que diz respeito a melhorias.

Determine a melhor maneira de articular o processo com os colaboradores e desfrute de ótimos resultados, de uma equipe unida e comprometida e a resposta de um trabalho sério, que atende a leis e normas e de uma ótima imagem no mercado globalizado.

Faça parte, faça a sua parte e contribua nessa esfera de globalização para crescimento do país, oferecendo melhores serviços e produtos aos clientes e contribuindo para a economia nacional de um povo que está em desenvolvimento.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.