13 de agosto de 2014

Mestrado e Doutorado em Saúde Pública

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado da ENSP em 2015. Até o dia 21 de agosto, os interessados poderão fazer sua inscrição nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola pela internet, na Plataforma Siga, local onde as chamadas completas estão disponíveis. Os usuários devem conferir atentamente as referências bibliográficas indicadas - e atualizadas nas páginas dos cursos - para cada um dos programas de pós-graduação da Escola e todas as informações sobre prazos que contam nos editais dos respectivos programas.

Mestrado em Saúde Pública
O curso de mestrado em Saúde Pública, da área de Saúde Coletiva, é credenciado pelo Conselho Federal de Educação. O curso destina-se à preparação de profissionais de alto nível para docência, pesquisa e gestão. Os cursos são divididos em subáreas, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.

Subáreas de concentração (conforme informações da Plataforma Siga SS): Abordagem Ecológica de Doenças Transmissíveis; Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde; Políticas Públicas e Saúde; Saneamento Ambiental; Saúde e Sociedade (não oferecerá vagas para o Mestrado em Saúde Pública em 2015); Saúde, Trabalho e Ambiente; Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde (Antiga área de concentração 'Processo Saúde-Doença, Território e Justiça Social'); e Violência e Saúde.

Coordenação:
Dr. Nilson do Rosário Costa (nilson@ensp.fiocruz.br)
Dra. Marly Marques da Cruz (marly@ensp.fiocruz.br)
E-mail de contato: posgrad-sp@ensp.fiocruz.br


O curso de Doutorado em Saúde Pública, da área de Saúde Coletiva, credenciado pelo Conselho Federal de Educação, visa à formação de profissionais para atuar nas áreas de docência e pesquisa. Tem por objetivo formar profissionais para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, condução de pesquisas originais e independentes no campo da Saúde Coletiva, bem como para a docência no ensino superior e na pós-graduação.

Linhas de Pesquisa (conforme informações da Plataforma Siga SS): Alimentação e Nutrição; Assistência Farmacêutica; Avaliação de Políticas, Sistemas e Programas de Saúde; Avaliação de Serviços e Tecnologias em Saúde; Avaliação do Impacto sobre a Saúde dos Ecossistemas; Bioética; Biossegurança e Ambiente; Construção do Conhecimento Epidemiológico Aplicado às Práticas de Saúde; Desenvolvimento, Estado e Saúde; Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde – PSP; Determinação e Controle de Endemias; Direito, Saúde e Cidadania; Economia da Saúde; Educação e Comunicação em Saúde; Epidemiologia de Doenças Crônicas – PSP; Epidemiologia de Doenças Transmissíveis; Ética Aplicada e Bioética; Exposição a Agentes Químicos, Físicos e Biológicos e Efeitos Associados na Saúde Humana e Animal; Formulação e Implementação de Políticas Públicas e Saúde; Gênero e Saúde;    Habitação e Saúde; Informação e Saúde; Instituições, Participação e Controle Social; Modelagem Estatística, Matemática e Computacional Aplicada à Saúde; Paleopatologia, Paleoparasitologia e Paleoepidemiologia; Pesquisa Clínica; Planejamento e Gestão em Saúde; Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ct&I) em Saúde; Políticas e Sistemas de Saúde em Perspectiva Comparada; Profissão e Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; Saúde e Trabalho; Saúde Indígena; Saúde Mental; Saneamento e Saúde Ambiental – PSP; Saúde Global e Diplomacia da Saúde; Toxicologia e Saúde – PSP; Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Violência e Saúde.


Coordenação:

 
Dr. Nilson do Rosário Costa (nilson@ensp.fiocruz.br)
Dra. Marly Marques da Cruz (marly@ensp.fiocruz.br)

E-mail de contato: posgrad-sp@ensp.fiocruz.br

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.