10 de outubro de 2014

Outubro Rosa, mês de conscientização

Postada  em 10 de outubro de 2014.        
                    
A importância da prevenção feminina no combate aos dois tipos de câncer que mais matam mulheres no mundo inteiro, é tudo. Daí, o porquê da criação de um mês simbólico internacional, como outubro, para marcar essa atitude, que nada mais é do que refletir sobre o tema e lembrar a mulher de consultar o ginecologista anualmente. O que leva à realização de exames recomendados, como o da Mamografia Digital, ou então o Temossíntese Mamária 3D, de última geração, com maior capacidade de detecção de anomalias na mama. E mais: a vacina contra o vírus HPV oncogênico, fator de risco para a formação do câncer de colo de útero.

A Secretaria de Saúde também faz questão, por ocasião do Outubro Rosa, de convocar mais uma vez as mulheres e também servidoras municipais a se cuidarem. Neste sentido, vai realizar uma série de atividades em diversas unidades de Atenção Primária - Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde do município. O objetivo é chamar a atenção, orientar e conscientizar a população feminina sobre os cuidados e prevenções contra os dois tipos de câncer que mais a ameaçam.

 Câncer de mama, 22% de casos novos a cada ano
O câncer de mama é o 2º tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Já o câncer do colo do útero, também denominado como cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de oncogênicos do Papilomavírus Humano - HPV. A doença é a 3ª que mais surge na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom para ambos os tipos de câncer. Assim, quanto mais cedo for diagnosticado e conduzido ao tratamento adequado, a paciente terá mais chance de cura.

As unidades de Atenção Primária vão promover ações de saúde, incluindo palestras com informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer de colo de útero e mama, a partir de coleta do exame colpocitológico. Os usuários da rede também participarão de caminhadas e atividades nas Academias Cariocas da Saúde.

As orientações serão apresentadas por agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde/INCA para o controle da doença.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Ribeiro Dantas, 571 - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3464-6030 / 3333-6726

Tecnologia do Blogger.